Projeto

O PROJETO: UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS (UNISF)

As 6 universidades públicas da Euro-região Galiza-Norte de Portugal: Universidade da Coruña, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Vigo, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Porto constituem a Rede de Universidades da Euro-região em conjunto com a Fundación Centro de Estudos Eurorerexionais (cujo conselho é composto pelos reitores das seis universidades).

Estas sete instituições, lideradas pela Universidade do Minho como Principal Beneficiária, integram a parceria do projeto UNISF.

Depois de anos de cooperação, as instituições pretendemcriar ferramentas que facilitem a implementação de cursos conjuntos entre elas, com o intuito de facilitar a junção dos seus recursos e forças, a dinamização da mobilidade de professores e alunos, bem como a criação de uma oferta educacional inovadora e de excelência que disponibilize uma oferta universitária Euro-regional própria que consiga posicionar-se como um centro de atracão e desenvolvimento a nível nacional, ibérico e europeu.

A educação universitária do futuro tem como elementos cruciais a internacionalização e a multidisciplinaridade.

Com este objetivo e num momento em que as instituições europeias incentivam a constituição de alianças universitárias, as universidades públicas da Euro-região Galiza-Norte de Portugal concebem um projeto que visa eliminar as barreiras administrativas e burocráticas à criação de graus conjuntos.

O objetivo do UNISF é implementar 4 programas-piloto de diplomas inovadores, cooperativos e mais criativos com uma clara componente transfronteiriça e multidisciplinar em que participam as Universidades da Euro-região.

O projeto UNISF foi aprovado com um orçamento total de 1.989.628,60€, com uma percentagem de cofinanciamento de 75% por parte do FEDER, o que representa 1.492.221,46€.

OS OBJETIVOS

Homogeneizar os procedimentos administrativos, jurídicos e académicos entre as universidades da Euro-região.

Integrar os Serviços Académicos das universidades da Euro-região, através de ferramentas de cooperação para o desenvolvimento de Graus Conjuntos de Pós-Graduação.

Integrar os Serviços Académicos das universidades da Euro-região, através de ferramentas de cooperação para o desenvolvimento de Graus Conjuntos de Pós-Graduação.

Conceber novos programas de formação conjuntos, experimentais, inovadores e flexíveis através da utilização das TIC, respondendo às necessidades da Europa.

Desenvolver mecanismos de transferência de conhecimento das universidades para o setor empresarial.

Gestão conjunta e partilha de infraestruturas universitárias e recursos humanos.

Promover uma estratégia de marketing comum que permita aumentar a visibilidade das Universidades da Euro-região no estrangeiro.

Fortalecimento do processo de aproximação e cooperação entre os diversos agentes que atuam no território.